Um turista foi baleado na madrugada de ontem durante assalto a dois ônibus na PR-082, na região de Engenheiro Beltrão, no Noroeste do Paraná. Alguns dos assaltantes estavam vestidos com coletes pretos da Polícia Civil e utilizavam um carro com giroflex. Foram montadas barreiras na estrada, mas ninguém havia sido preso até a tarde de ontem, embora três assaltantes tivessem sido identificados.
A polícia ainda não tinha uma estimativa sobre o volume roubado, mas acredita que devem ter sido levados entre R$ 12 mil e R$ 15 mil de cada ônibus. O assalto começou por volta das 23 horas de anteontem, quando alguns homens, dois deles com coletes da Polícia Civil e ocupando um Monza com giroflex, tomaram de assalto um caminhão tipo baú, que trafegava entre Luiziânia e Iretama. O caminhão foi levado até a PR-082 e atravessado na estrada. Pessoas que ocupavam outros automóveis davam cobertura aos assaltantes. Um ônibus da empresa Transcury, de Nova Iguaçu (RJ), com dez passageiros, e outro da Mairini Agência de Passagens e Turismo, de São Paulo (SP), com dezessete passageiros, que viajavam juntos em direção a Foz do Iguaçu, foram parados e levados para uma estrada vicinal onde todos foram assaltados.
?Eles atravessaram o caminhão na rodovia e tivemos que parar. Aí o pessoal já saiu dando tiro?, disse o motorista do ônibus paulista, Valdecir Carlos Miriani. Um dos tiros atingiu de raspão o pescoço do aposentado Idelfonso Hernandes dos Santos de 65 anos. Ele foi medicado na Santa Casa de Maringá e liberado na tarde de ontem. Outro tiro acertou a lataria de um dos ônibus. Os assaltantes também acertaram coronhadas em duas mulheres. A polícia encontrou projéteis de uma pistola calibre 9 milímetros.
Calcula-se que entre seis e oito pessoas participaram do assalto. Segundo a polícia, dois dos identificados fazem parte da quadrilha dos irmãos Schorgi, de Pitanga.