Dois homens que assaltaram duas joalherias em shoppings centers de Curitiba e que já estavam presos por outros crimes foram identificados pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) na quarta-feira.

continua após a publicidade

Foram cumpridos mandados de prisão contra Fábio Esteves Galvão dos Santos, 27 anos, que roubou seis relógios da Joalheria Aristides, no Shopping Crystal, e José Alexandre Bonfati, 23, que invadiu uma loja da Bergerson, no Shopping Total, com uma falsa bomba.

O roubo praticado por José foi em janeiro deste ano. As imagens do circuito interno de segurança da joalheria mostram o assaltante entrando com uma sacola plástica e uma caixa de sapato onde dizia estar uma bomba.

Ele rendeu três funcionárias, afirmando estar armado com um revólver e ameaçando explodir a loja. Avisou que os seguranças tinham sido rendidos na praça de alimentação e mostrou um dispositivo para detonar o suposto explosivo, que, na verdade, era o controle remoto de seu carro.

continua após a publicidade

Depois José obrigou duas atendentes a ir com ele até o estacionamento. As cenas mostram uma delas carregando a sacola com as joias e outra, cuidadosamente, com a falsa bomba.

José já estava preso na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) por receptação de um caminhão roubado no mês passado. Ele confessou o crime e afirmou que a caixa de sapato estava vazia.

continua após a publicidade

O outro assalto ocorreu em outubro passado. Armado com um revólver, Fábio levou três Rolex e três relógios de outras marcas – avaliados em R$ 120 mil – da joalheria no Crystal.

O setor de inteligência do Cope descobriu que Fábio já estava preso no Centro de Triagem II (CTII), em Piraquara, por outro assalto, mas com o nome falso de Anderson Barbosa Machado.