João Batista Tibúrcio, 32 anos, foi preso por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) na terça-feira, dentro de sua casa, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, o detido é assaltante de residência e um dos homens mais procurados pela delegacia. Tibúrcio possui três mandados de prisão expedidos pela Justiça, dois deles a pedido da DFR e outro por ser evadido da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara. Na DFR existem quatro inquéritos instaurados contra o detido, nos quais ele foi reconhecido como participante de assaltos.
Segundo a polícia, Tibúrcio cometeu a maioria de seus assaltos a residências em companhia de André Silva, que está foragido, mas tem contra si mandado de prisão. Ele sempre escolhia casas de alto padrão e costumava agir na entrada ou saída dos proprietários da moradia, no horário de almoço. Depois de render as vítimas com o uso de armas de fogo, eles as prendiam e faziam a “limpa” na casa, retirando eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos caros, roupas de marca , dinheiro e jóias. Todo o produto arrecadado era colocado dentro do carro da vítima, utilizado para a fuga. Posteriormente o veículo era abandonado.
Tibúrcio foi preso pelos investigadores Henrique, Elzira, Bimba, Müller e Edmilson. No momento da prisão, ele estava com uma carteira de identidade em nome de outra pessoa, mas com sua foto. Além disso, portava uma pistola calibre 380 com numeração raspada. Ele foi autuado pelo delegado por uso de documento falso e posse ilegal de arma.
Diminuem roubos em residências
No ano passado, o número de assaltos à residências começou a crescer em ritmo acelerado, em Curitiba, e diante disso fez-se necessário um maior empenho da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) na investigação desses casos. Os delegados Gil Tessarolli e Rubens Recalcatti iniciaram um trabalho específico de investigação, identificando quadrilhas e realizando prisões. O trabalho começou a dar resultado ainda no final de 2003. “Hoje, o número de assaltos a residências está estável, de 3 a 4 por mês. Bastante diferente do ano passado, que girava em torno de 10 a 12 situações mensais”, comemora Recalcatti.
Atualmente, conforme o delegado, são quatro as principais quadrilhas especializadas no roubo à residências que agem em Curitiba, em diferentes bairros. Como característica comum, o gosto por casas de alto padrão.
Mapa
Através de informações dadas pela DFR, a Tribuna exibe um mapa de atuação das principais quadrilhas, seus integrantes e sua situação perante a Justiça. A quadrilha comandada por Pelentier tem como alvo residências localizadas nos bairros Bom Retiro, São Braz, Santa Felicidade e Centro Cívico. O bando de Sérgio Roberto Faustino age principalmente no Uberaba e Vila Hauer; A quadrilha de João Wilson Rodrigues, no Jardim das Américas e Bacacheri e, por fim, a de João Batista Tibúrcio, atuante no Água Verde, Batel e Portão.