Mesmo sem reagir, o cobrador Valdecir Benedito da Silva, 33 anos, foi ferido com um tiro na cabeça durante um assalto, às 20h30 de sexta-feira, em Almirante Tamandaré. Um homem, armado com revólver, invadiu o ônibus no ponto final do Jardim Paraíso, e anunciou o roubo. Em estado grave, Valdecir foi atendido pelo Siate e conduzido ao Hospital Evangélico.
Como o coletivo possui cofre, o cobrador teve dificuldade para abrir o equipamento, o que irritou o assaltante, que estava muito nervoso e disparou contra o trabalhador. Em seguida, o marginal fugiu sem nada levar. Policiais militares de Almirante Tamandaré já identificaram o autor. Eles preferem que o nome não seja divulgado para não atrapalhar as diligências, que têm como objetivo colocar o rapaz atrás das grades.
O irmão do cobrador, Valdir Souza da Silva, informou ser a terceira vez que Valdecir foi atacado por ladrões. “As empresas colocaram cofre para evitar os roubos. Agora é preciso quinze minutos para abrir-lo. Talvez se o coletivo não estivesse equipado desta maneira, meu irmão não teria sido baleado”, disse Valdir. Ele lembrou que um outro cobrador, que trabalhava na mesma região, também foi ferido por assaltantes, ficou paraplégico e morreu meses depois. (VB)