Considerado pela polícia como um dos maiores assaltantes de bancos e carros-fortes, Cláudio Adriano Ribeiro, o ?Papagaio?, 39 anos, foi preso na noite de terça-feira em Camboriú (SC), juntamente com dois comparsas, identificados como Dércio Ribeiro dos Santos, o ?Teno?, e Ivanhoé Saldanha do Jardo, o ?Véio?. A quadrilha de ?Papagaio? é conhecida por cometer furtos e roubos nos três estados da região Sul. Parte do grupo se envolveu em um grande tiroteio ocorrido no começo do ano, no Jardim Acrópole, Cajuru. Na semana passada, um integrante do bando (Luciano Martins Neves) foi preso em Pinhais por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos, em trabalho conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina.
A prisão do trio ocorreu no orelhão, em frente a um bar, na esquina das ruas Jamaica com Japão, bairro das Nações, em Camboriú. ?Papagaio? estava foragido há 97 dias depois de ter escapado da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas (RS), onde cumpria pena em regime semi-aberto. ?Teno? e ?Véio? também são foragidos da Justiça. Eles estavam desarmados e usavam documentos falsos.
De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Furtos e Roubos (PR), os indivíduos presos são perigosos, assim como os demais integrantes do grupo, e eram procurados pelas polícias dos três estados do Sul visando a prisão desses homens.
Tiroteio
Na madrugada de 6 de março deste ano, marginais tomaram de assalto um caminhão e um Astra em São José do Pinhais e os levaram para uma casa no Jardim Acrópole. Uma equipe da DFR foi até a moradia e deteve um casal que tomava conta dos veículos. Os policiais permaneceram no local, em campana, à espera dos marginais, que chegaram por volta das 6h15, ocupando um Corolla. Assim que desceram do veículo, receberam voz de prisão dos policiais, no entanto os cinco marginais reagiram e deram início à troca de tiros.
Os bandidos conseguiram se refugiar no Toyota e empreender fuga, abandonado-o, crivado de balas, na Estrada das Laranjeiras, em Campo Alegre (SC). Antes disso, os marginais, que estavam armados com pistolas e fuzis, conseguiram furar dois bloqueios policiais trocando tiros com agentes rodoviários. Um dos suspeitos de ter participado desse tiroteio foi preso ontem – ?Teno?.
O caminhão e o Astra roubados foram recuperados pela polícia.