Nas barbas da polícia, ladrões arrombaram um caixa eletrônico do Banco Itaú, em frente ao Mercadorama do São Lourenço, e meteram a mão em mais de R$ 64 mil. A ação, ocorrida provavelmente durante a madrugada de ontem, aconteceu na esquina nas ruas Mateus Leme e Professor Nilo Brandão – ao lado de um totem da Polícia Militar, a menos de um quilômetro do 4.º Distrito Policial e próximo aos guardas municipais que rondam o Parque São Lourenço. A identidade dos autores é desconhecida.
Um cliente do banco que não pôde efetuar um saque avisou a PM às 8h de ontem. Os ladrões, fazendo uso de um maçarico, tinham derretido a espessa chapa de aço que dá acesso ao cofre e retirado o cassete de numerários – peça do caixa onde as cédulas são acondicionadas. Conforme a queixa registrada mais tarde no 4.º DP, foram levados ao todo R$ 64.170. “Segundo os responsáveis pela segurança do banco, o alarme deveria ter sido acionado. Os autores devem conhecer bem o funcionamento do caixa”, disse o soldado Polistchuk, do Regimento de Polícia Montada. O soldado trabalha a 20 metros do caixa eletrônico, num totem que funciona das 7h às 23h. “É curioso que ninguém tenha visto. Há algum movimento por aqui e a ação deve ter sido demorada”, admite o policial. Num caso semelhante, ocorrido na Vila Hauer, ladrões taparam os vidros do caixa com faixas contendo a inscrição “em manutenção”.
A perícia do Instituto de Criminalística colheu algumas impressões digitais que ficaram na tampa do cofre. Por enquanto, são as únicas pistas a serem investigadas pela polícia.