A mobilização da Polícia Militar para o cumprimento dos dois mandados teve início às 6h10. Na primeira casa foi encontrada uma espingarda calibre 36 e duas buchas de maconha, totalizando 8 gramas. Ali foram apreendidos vários aparelhos elétricos e eletrônicos (máquinas de solda, aparelhos receptores de parabólica, furadeiras, maquitas e DVD), bem como três celulares desabilitados. Os irmãos Celso Antônio dos Santos, de 28 anos, e Sérgio dos Santos, de 25 anos, foram presos.
No mesmo momento o outro mandado de busca e apreensão era cumprido no assentamento Celso Furtado, na localidade denominada ?Invasão do Margarete?, onde vivem cerca de 20 famílias, excedentes das famílias que foram assentadas no ano de 2005 numa área de 25 mil hectares. A ?Invasão do Margarete? pertence a uma área de Reserva Legal do Assentamento Celso Furtado. A polícia apreendeu uma espingarda calibre 32 com um cartucho.
Na revista foram encontrados outros sete cartuchos de espingarda, além de pólvora, chumbos, espoletas e uma bucha de maconha pesando cinco gramas. Leonir de Araújo Barbosa, de 21 anos, estava na casa. Ele indicou aos policiais uma árvore onde seu cunhado Nelson Roberto dos Santos esconde a droga. Conforme a polícia, sob as raízes da árvore foi localizada uma sacola plástica contendo dois tabletes de maconha, pesando 775 gramas, e 22 munições de calibre 9 milímetros.
Pesca ? Numa outra ação, policiais militares do 6º Batalhão que integram a Operação Viva o Verão Costa Oeste apreenderam três redes de pesca, uma tarrafa e um espinhel de aproximadamente 30 metros, no Rio das Cobras, que fica na divisa dos municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. Também tem sido reforçado o policiamento no reservatório das usinas hidrelétricas de Salto Osório e Salto Caxias para prevenir e coibir crimes ambientais, principalmente crimes de pesca no período da piracema, época de reprodução dos peixes que vai até o dia 28 de fevereiro de 2008.