A quantidade de maconha apreendida em 2010 no Paraná pela Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) já supera em 27% o total interceptado pelos dois órgãos em 2009.
Nos nove primeiros meses desse ano, os dois órgãos apreenderam, juntos, 97,3 toneladas, enquanto no ano passado as apreensões da mesma droga alcançaram 76 toneladas.
Para o inspetor Fabiano Moreno, da PRF, existe uma explicação para o número tão superior. “Atualmente a PRF fiscaliza a maioria das malhas viárias do Paraná. Essa característica, aliada à inteligência logística e aperfeiçoamento dos nossos policiais resulta nesse grande número”, explica. No trabalho de inteligência estão envolvidos o mapeamento de rotas e as formas de operação das quadrilhas atuantes no Paraná.
A apreensão mais recente de maconha que contribuiu para esse crescimento foi feita na madrugada de ontem, pela Policia Federal de Cascavel, em Marechal Cândido Rondon, na região oeste do Paraná.
Fuga
Na ocasião, policiais interceptaram durante tentativa de fuga um caminhão com 2,2 toneladas de maconha com placas de Toledo (AVV-2178), que era utilizado por uma quadrilha da região para transporte da droga. Duas pessoas foram presas além de duas espingardas, munições e uma arma de produção caseira.
Segundo a Polícia Federal, ao perceber a ação da polícia o motorista do caminhão tentou fugir. Na perseguição ele fugiu após bater o caminhão em um barranco. Os policiais prenderam o passageiro e um olheiro que trabalhava com a quadrilha. Ainda não se sabe qual é a origem da droga e nem para onde ela estava sendo levada.