Apreensões de maconha caem 62% no Paraná

A quantidade de pedras de crack apreendida em todo o Paraná no ano passado cresceu 35% em relação a 2010. Segundo números da Secretaria da Segurança Pública, foram apreendidas 2.694.734 pedras da droga. No ano anterior, foram 1.992.723.

De acordo com a delegada Camila Cecconello, da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), este crescimento se deve ao principal foco da Secretaria de Segurança ter sido o combate ao tráfico de drogas. “Houve um esforço muito grande entre todas forças policiais no Estado para que o combate ao tráfico se intensificasse e o combate ao crack fosse tratado como prioridade”, afirma Camila.

Origem

“Trabalhamos forte na investigação para prender os traficantes e acabar com o tráfico onde começa o processo. Assim, conseguimos apreender uma quantidade grande e diferentes tipos de drogas”, explica a delegada da Denarc.

A quantidade de cocaína apreendida no Paraná também cresceu. Enquanto em 2010 foram apreendidos 162 quilos da droga, no ano passado o total chegou a 242 quilos (49,3% a mais). Em contrapartida, a apreensão de maconha teve queda de 62%. Em 2010, as forças policiais apreenderam 65 toneladas em todo o estado. Já no ano passado, o número apreendido não chegou a 25 toneladas.

Denúncias

Nos últimos seis meses, Curitiba foi a campeã de denúncias relacionadas com o tráfico atendidas pelas polícias Militar, Federal, Civil e Rodoviária Federal em todo o estado. Segundo a Sesp, a capital teve 72 mil denúncias de tráfico de drogas entre 16 de junho e 30 de novembro. Em segundo lugar, ficou com Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que teve 17.746 denúncias.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a cidade com maior número de atendimentos foi São José dos Pinhais, com 8.859. Na sequência, ficou Colombo, com 6.683 denúncias, Pinhais, com 4.638, e Almirante Tamandaré, com 3.193.

As denúncias de drogas podem ser feitas pelo telefone 181, criado especificamente para este serviço. O denunciante não precisa se identificar e todas as informações são investigadas pela polícia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna