A Polícia Federal (PF) em Cascavel, em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv), fez na noite de terça-feira a maior apreensão de maconha do ano.
Quase quatro toneladas de maconha foram retidas pela PF na região oeste do Paraná. A ação aconteceu depois de cerca de 30 dias de investigação na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Os motoristas de dois carros que transportavam a droga foram presos em flagrante. Foi montada uma blitz rodoviária e parados uma caminhonete Blazer, placa CLW-7060, Foz do Iguaçu, que seguia escoltando uma Van Fiat/Ducato, placa MGE-1698, Penha (SC), onde também havia droga.
Foram presos em flagrante os dois motoristas, Manoel Gerônimo da Costa, 40, e Alfredo Colman Riambau, 58. Os presos e a droga apreendida foram encaminhados à sede da Delegacia da Polícia Federal de Cascavel.
Como os veículos viajavam próximos um do outro, a polícia desconfiou que a droga seria de um mesmo grupo. Eles foram parados na PR-495, na cidade de Entre Rios do Oeste.
De acordo com o capitão Rubens Garcez da Luz, comandante da 3.ª Companhia do BPRv, a maconha teria sido comprada em Foz do Iguaçu e era levada para Toledo, para posteriormente ser distribuída em outros municípios.
Segundo Garcez, a van, com capacidade para 1.500 quilos, levava mais que o dobro de carga. Por estar com o peso acima da capacidade, estourou dois pneus e teve o eixo entortado. No total, o veículo levava 3.228 quilos de maconha em sacos de ráfia.
“Depois de parar a van e dar voz de prisão ao motorista, os policiais perceberam que a caminhonete Blazer que viajava junto com ela diminuiu a velocidade”, disse o capitão.
Os policiais pediram reforço para a equipe do posto de fiscalização em Santa Helena, para abordar a Blazer. No veículo foram recolhidos cerca de 738 quilos da droga em sacos do mesmo tipo. Ao todo, os policiais recolheram 105 sacos com entorpecente.