A Polícia Federal (PF) de Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai, aumentou em 50% as apreensões de contrabando em 2009, em comparação com o ano anterior. O número de veículos apreendidos na região dobrou, em relação ao mesmo período.
O trabalho resultou na apreensão de 8,9 toneladas de maconha, 79,3 quilos de crack, 12,8 quilos de haxixe, 8,9 quilos de pasta-base e 305 quilos de cocaína, sendo 16 quilos provenientes de cápsulas ingeridas. Foram apreendidos também 1.297 frascos de lança-perfume.
Para o delegado da PF em Foz, José Alberto de Freitas Iegas, a priorização das atividades operacionais, aliando aparatos tecnológicos e equipamentos de inteligência para possibilitar melhor utilização do efetivo policial contribuiu para as apreensões.
Entre os desafios, está a facilidade que as pessoas têm de aquisição da droga no Paraguai, segundo o delegado. “Isso passa por uma questão social da fronteira que faz com que a mão-de-obra seja muito grande para atuar tanto no tráfico como no contrabando”, indica.
Recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nas fronteiras está focando essa questão social, lembra o delegado. “É um processo de retomada da legalidade e tem ações de curto, médio e longo prazo, mas pelo menos se projeta a evolução disso tudo, o que não pode é ficar estagnado na mesma situação”, opina.
Para este ano, as operações de inteligência na região devem ser intensificadas, principalmente no Lago de Itaipu e no Rio Paraná, inclusive com a utilização de um veículo aéreo não tripulado, adquirido em 2009 e que, embora ainda em fase de teste, já fornece algumas informações aos policiais.
Outros números
Em 2009, foram 609 pessoas autuadas, 3.509 registros de armas de fogo expedidos e 68 armas entregues na Campanha do Desarmamento pela PF de Foz.
A polícia recebeu ainda 325 pedidos de permanência, três de refúgio e 57 pedidos de naturalização, além de terem sido feitos 3.239 passaportes e 862 pessoas beneficiadas com a Campanha de Anistia.