Quatro mil pacotes contendo aproximadamente 50 mil maços de cigarros contrabandeados ou em situação irregular foram apreendidos em uma operação de fiscalização realizada pela Delegacia do Consumidor (Delcom) em conjunto com a Associação Brasileira de Combate a Falsificação (ABCF). Todo esse material foi apreendido em revista a 120 estabelecimentos de Curitiba, Colombo, Piraquara, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré e Mandirituba, em três dias de operação. Em sessenta desses estabelecimentos foram encontradas mercadorias irregulares.
A operação, que foi desencadeada em vários estados brasileiros, tem como pretensão apreender mercadorias falsificadas ou de origem duvidosa – no caso específico cigarro – dos pontos de venda do varejo e principalmente coibir essa prática ilegal de comercialização. Pelo controle da ABCF, 54% desse comércio irregular é feito em pontos de venda formais e 46% pelos camelôs.
Segundo dados da entidade, o número de cigarros vendidos de forma ilegal tem crescido numa média de 12% ao ano no País. No Paraná, esse tipo de comércio gera um prejuízo de cerca de R$ 32 milhões. Perdas referentes apenas a arrecadação de Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Todo o material apreendido será remetido à Polícia Federal e os comerciantes indiciados responderão pelo crime junto a Delcon.