Quase cinco toneladas de maconha, escondidas num carregamento de telhas foram apreendidas por policiais militares da 3.ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), na noite de quarta-feira, em Lindoeste, oeste do Estado. O motorista do caminhão Ford Cargo, Daniel Rodrigues Borges, 43 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Segundo informações da polícia, havia uma denúncia de que uma carga de maconha estava escondida sob um carregamento de telhas. A pessoa contou ainda que o caminhão foi carregado em Matelândia e teria como destino a cidade de Canoas (RS). Mais tarde, os policiais receberam um novo telefonema indicando que o caminhão apresentou problemas mecânicos e foi levado para uma oficina da região. De posse das informações, os policiais foram até o local indicado e efetuaram a prisão. Ao vistoriarem o veículo, os policiais acharam 550 tijolos da droga, de diversos tamanhos.
Operação
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a apreensão fez parte da Operação Centopéia, que foi desencadeada na última quarta-feira. No mesmo dia, foram apreendidos meio quilo de crack e 1.200 comprimidos de Citotek (medicamento abortivo de uso proibido). O crack foi encontrado no fundo falso aberto no painel de uma Parati, com placa de São Paulo, que transportava 580 gramas da droga. O motorista foi preso e levado à delegacia de Cascavel.
Até agora, de acordo com os dados divulgados, foram realizados 60 bloqueios e barreiras policiais em todo o Paraná. Durante três horas de fiscalização, foram abordados 3.287 veículos. Numa das barreiras, foram apreendidos dois macacos sagüis.
A Operação Centopéia está sendo realizada no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, por policiais federais e estaduais. O objetivo é combater o roubo e o furto de veículos e de carga, o tráfico de drogas e de armas, além de capturar foragidos da Justiça e combater o contrabando e o descaminho.