O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, tentou se explicar da gafe cometida na entrevista coletiva no quartel da Polícia Militar, na manhã de segunda-feira, quando contestou números da violência no fim de semana, apresentados pela imprensa, afirmando que foram apenas cinco assassinatos em Curitiba e região.
Sua assessoria explicou que ele se referiu apenas aos homicídios ocorridos entre as 6h de domingo e as 6h de segunda-feira.
A reportagem conseguiu apurar todos os 12 homicídios registrados entre a noite de sexta-feira e a noite de domingo, excluindo os casos de suicídio e mortes sem indícios de crime. Porém, em nota, a Sesp informou que as informações oficiais precisam passar por análise antes de serem divulgadas.
Redução
Apesar de registrar índice de violência três vezes maior que São Paulo, conforme retratado na reportagem do Paraná Online, a Sesp destacou a redução do número de crimes na Grande Curitiba, nos últimos anos. De acordo com os dados oficiais, houve diminuição de 11,8% no número de homicídios dolosos nos primeiros dez meses no ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.