ANTT autuou 113 ônibus na região da fronteira

Os fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autuaram, até a tarde de ontem, 113 ônibus dos 216 que passaram pelos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Terezinha do Itaipu, nas proximidades de Foz do Iguaçu, e em Ourinhos, município paulista que faz divisa com o Norte Pioneiro do Paraná. As vistorias nos veículos que deixam a tríplice fronteira e atravessam o Paraná em direção a São Paulo fazem parte da "Operação Cataratas". Foram iniciadas na segunda-feira, em conjunto com ações de fiscalização que já vêm sendo realizadas pela Polícia Federal (PF) e pela Receita Federal (RF). As autuações já aplicadas, na sua maioria referentes à falta de documentação, somam R$ 167 mil.

Do total de ônibus vistoriados pela ANTT, três estão apreendidos – um em Medianeira, perto do posto da RF, e outros dois em Ourinhos -, pois adulteraram a documentação do veículo e também não apresentaram medidas de segurança na prestação de serviço. As infrações encontradas nos três ônibus somam multas de R$ 3 mil, e as empresas só poderão retirar os veículos mediante regularização dos documentos.

Durante a ação, os agentes vistoriam a regularização e validade da documentação do transporte e condições de segurança e de higiene. Os ônibus apreendidos permaneceram nos postos e o transbordo dos passageiros foi feito no mesmo dia por empresas em situação regular. "Qualquer irregularidade pode comprometer a segurança dos passageiros. São itens básicos que não estavam sendo respeitados. Estamos trabalhando em conjunto com diversas instituições, na operação, para evitar esses problemas", destacou José Carlos, agente regularizador da ANTT e coordenador da ação.

A operação realizada em Foz do Iguaçu foi iniciada no dia 8 e, desde então, os sacoleiros e comerciantes de Ciudad del Este criticam a intensa fiscalização realizada do lado brasileiro. Na semana passada, os paraguaios bloquearam a Ponte Internacional da Amizade para passagem de veículos, como protesto à medida adotada pela RF.

Receita

Desde o início da semana, com a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, o movimento de turistas e de sacoleiros está intenso. Para controlar o tráfego e evitar problemas, cerca de 60 policiais federais foram removidos para o local. Existiam rumores de que sacoleiros estariam planejando um novo protesto para os próximos dias, mas a solicitação feita no início da semana pela RF para que o Exército colabore no desenrolar da "Operação Cataratas", reduziu essa possibilidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo