Esfaqueado e agredido na madrugada de sábado, o aposentado João Maria Pereira de Lima, 73 anos, morreu no final da tarde de segunda-feira, no Hospital Cajuru. O crime aconteceu às 5h da madrugada de sábado, na casa da vítima, na Rua Jorge Berderi, 49, bairro São Cristóvão, em Piraquara. Renato Máximo Custódio, 49 anos, e Claudinei Tomás, conhecido como "Zoinho" ou "Cláudio", 26, apontados como autores do assassinato, se apresentaram na tarde de ontem, na delegacia de Piraquara. A polícia ainda procura um rapaz conhecido como "Marquinhos", que está foragido.
O superintendente Dionísio Socol disse que testemunhas contaram que Renato, Claudinei e "Marquinhos" estavam fazendo arruaças em frente a casa da vítima, durante a madrugada. O ancião, que já estava dormindo, levantou-se e foi até o portão da casa. Irritado ele ordenou que os homens parassem com o barulho. O trio não gostou e o teriam ameaçado. João Maria entrou e teria ameaçado chamar a polícia.
O ancião foi perseguido pelos homens até dentro da moradia. Assustado, João Maria teria apanhado uma faca e ameaçado os homens. O trio tomou a faca das mãos do ancião e desferiu vários golpes contra ele. João ainda teria conseguido acertar um golpe em um dos agressores. "As testemunhas contaram que eles chegaram a retirar os olhos da vítima com os golpes, tamanha a crueldade", lamentou Socool.
O policial disse que a versão apresentada pelos acusados é diferente. "Eles falam que agiram em legítima defesa e que o crime aconteceu na rua", relatou Socol. Ele disse que como não estavam em flagrante, Claudionei e Renato foram ouvidos e liberados, mas devem ter suas prisões solicitadas à Justiça. "Continuamos as investigações para identificar o terceiro homem que é conhecido pelo apelido de Marquinhos", salientou o superintendente. (VB e CB)