Está prevista para o próximo dia 29, em que se comemora o aniversário de Curitiba, a formatura de mais 170 alunos da Escola Superior de Polícia Civil. São novos investigadores que deverão reforçar o policiamento em todo o Estado, conforme informou o delegado Newton Rocha, diretor da instituição. Estes policiais sairão às ruas com um diferencial, já que estão sendo submetidos a aulas práticas, aliadas à teoria.
“Constatamos que muitos policiais recém-formados encontravam um distanciamento do que aprendiam na escola para o que vivenciavam na delegacia. Por isso, resolvemos trazer a delegacia e seus casos para dentro do curso de formação. A idéia é que eles aprendam com as dificuldades aqui dentro para reduzir a quase zero seus erros no começo da profissão”, disse Rocha
As aulas da delegacia laboratório ocupam cerca de 100 horas dentro das quase mil horas-aula que os futuros policiais têm em seu curso de formação. Para que a prática seja feita por todos, os estudantes dividem-se em grupos de 15 pessoas, sendo que cada grupo tem a aula em um dia diferente.
“Dessa maneira os professores podem acompanhar, orientar e avaliar o desempenho de todos com muita precisão. Cinco professores que trabalharam com eles assuntos teóricos assistem e acompanham a essa aula”, explicou o diretor.