Os Colégios Professor Olavo Del Claro, na Rua Clara Filla, e Padre Silvestre Candora, na Rua Maria Helena Brendow, no São Braz, estão localizados na região dominada pela gangue Comando do Extermínio (CDE) e se tornaram local proibido para moradores de outras vilas do bairro.
Um menino de 15 anos, estudante da 5.ª série, teve que abandonar as aulas porque foi intimidado. Ele disse ter sido agredido várias vezes. “Eles sempre diziam que iam acabar com a Vila do Sapo, e que, quem fosse na área deles ia morrer”, contou o garoto.
Uma adolescente de 17 anos confirmou a história do menino e se disse vítima da intolerância da guerra de gangues. “Parei de ir pra aula com medo de apanhar”, contou.
Exemplo
Uma moradora, que não quis se identificar, disse que algumas crianças acham “o máximo” a demonstração de poder dos membros dos grupos e seguem os piores exemplos.
“Como os membros das gangues estão se matando, logo os adolescentes assumem seus lugares. Essa guerra nunca vai acabar”, disse a mulher. Uma ponte na Rua da Independência, em vez de unir as vilas tem sido motivo de medo. “Vamos pedir para a prefeitura tirar essa ponte. Desde que ela foi colocada, a gente não tem mais paz”, contou outra moradora.
Nos muros, os integrantes das gangues picham suas marcas, como se estivessem demarcando territórios, além disso, escrevem os nomes de suas próximas vítimas.
“O nome de um menino conhecido nosso foi colocado no muro. Na outra semana eles tiveram que se mudar”, contou. Enquanto a equipe de reportagem conversava com moradores, alguns rapazes, com touca e escondendo o rosto, passaram pelo local e falaram alguns palavrões.
A guerra entre os grupos que se denominam Comando do Extermínio (CDE); Campina, do Campina do Siqueira; Vila do Sapo (VDS) e Sapo Louco, já fez pelo menos nove vítimas – quatro mortos e cinco feridos -, desde o início do ano.
Vítima
A vítima mais recente da rivalidade no São Braz foi o office-boy Alessandro Gonçalves Leal, 19, baleado a algumas quadras da ponte, na madrugada de domingo. Ele continua internado em estado grave.