Ricardo e Thiago cometeram crimes |
Mais dois casos de homicídio realizados em São José dos Pinhais foram desvendados pela polícia local. Os autores dos crimes, por não estarem em flagrante, foram indiciados em inquérito policial e liberados. Entretanto, a prisão preventiva deles será solicitada à Justiça.
No final da tarde do dia 6 de fevereiro, o pedreiro João Maria Rodrigues Santos, 22 anos, foi assassinado com três tiros na Rua Ieda Solange Ribeiro, Jardim Alegria. Através das investigações, a polícia descobriu que o autor dos disparos foi Ricardo de Almeida Costa, 19 anos, que em seu interrogatório disse ter atirado por ter recebido provocações. "Ele contou que estava no portão da casa, esperando a mulher, quando João Maria passou e começou a provocá-lo. Entretanto, temos testemunhas que desmentiram essa versão", explicou o superintendente Altair Ferreira, da delegacia de São José dos Pinhais.
Armas
O revólver, calibre 38, utilizado para o assassinato, também foi apreendido. A partir dessa apreensão, a polícia chegou até um menor, 17 anos, que seria o proprietário da arma. Porém, com o adolescente foram encontradas mais três pistolas e dois revólveres simulacros (réplicas de armas) e um revólver verdadeiro. "Todas essas armas eram alugadas pelo menor para homens que queriam cometer roubos e homicídios", explicou o superintendente. Dependendo da arma, o aluguel variava entre R$ 50,00 e R$ 100,00. Essa descoberta pode levar a delegacia de São José dos Pinhais a desvendar outros casos de roubo e morte ocorridos no município. De acordo com Altair Ferreira, dois revólveres pertencentes ao menor continuam alugados a criminosos. As diligências continuam, na intenção de descobrir o que realmente motivou o assassinato de João Maria, pois a vítima era viciada e morava há pouco tempo no Jardim Alegria com a irmã. Ele fugiu da Vila Osternack, Sítio Cercado, porque estava sendo ameaçado.
Escopeta
Em 13 de fevereiro, o auxiliar de serviços gerais Valderi Ribeiro, 21 anos, foi morto com dois tiros de escopeta na Rua Ernestino de Souza Corte, Jardim Independência. Ele caminhava, acompanhado do irmão e de mais três amigos, quando dois homens em uma motocicleta passaram atirando. O garupa da moto usou uma escopeta e atirou em direção ao grupo, acertando Valderi. Os demais conseguiram escapar. O autor dos disparos foi identificado como Thiago Felipe Pereira, 18 anos, que foi preso e liberado após ser ouvido na delegacia local.
O comparsa dele seria um adolescente conhecido apenas por "Marquinhos". De acordo com o superintendente da delegacia de São José dos Pinhais, Thiago é conhecido da polícia e já conta com passagens por homicídio e assalto. Em seu interrogatório, Thiago afirmou que o responsável pelos disparos foi o adolescente, entretanto ele foi reconhecido por testemunhas como o autor, segundo a polícia.