Alterada a forma de patrulhamento na capital

O Comando de Policiamento da Capital alterou ontem a forma de patrulhamento em Curitiba. A escala de trabalho das três unidades operacionais de Curitiba (12.º e 13.º batalhões e Regimento de Polícia Montada) foi unificada. Agora, haverá concentração do efetivo nos horários em que é registrada a maior parte das ocorrências – das 15h às 23h. Normalmente, cada turno tem cerca de 200 policiais militares em ação. Com a mudança, haverá um efetivo de 400 policiais militares nas ruas.

Além disso, continuam como apoio as equipes da Companhia de Choque e da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone), que atendem as ocorrências de maior gravidade. “Nós estamos procurando atender a demanda de procura pela PM. Nesses horários acontecem 47% das ocorrências. Vamos ter mais policiais militares fazendo o policiamento em toda a cidade”, explicou o coronel Itamar dos Santos, comandante do policiamento da capital.

Segundo ele, o objetivo da alteração é oferecer um serviço mais ágil à população. O tempo médio de atendimento de ocorrências em Curitiba é de 14 minutos, mas se pretende reduzir essa espera para o menor tempo possível. “Fizemos acompanhamento estatístico e unificamos a escala de trabalho das unidades operacionais. Sempre que houver necessidade, voltaremos a modificar a escala para acompanhar a demanda de ocorrências”, disse Santos.

Levantamento da Polícia Militar, em Curitiba, mostra que a maior parte das ocorrências (47%) acontece das 17h às 23h. Das 23h às 7 horas, acontecem 28% das ocorrências; e das 7h às 17h, são registradas 25% das ocorrências. De janeiro a novembro, foram atendidas em Curitiba 220 mil ocorrências policiais, totalizando cerca de 900 ocorrências por dia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo