A Alfândega do Porto de Paranaguá apreendeu hoje, mais dois contêineres com 1.129.000 isqueiros falsificados procedentes da China, que estavam em trânsito para o Paraguai. Tratam-se de isqueiros com a logomarca “BIG”, gravada de forma semelhante à marca BIC. Um contêiner com 529.000 unidades e outro, com 600.000 unidades. No verso da embalagem do produto apreendido consta a falsa indicação de que teriam sido produzidos na Zona Franca de Manaus, pela BIC DO BRASIL.
Com esta apreensão, somam-se mais de vinte contêineres de produtos falsos apreendidos na Alfândega de Paranaguá, no últimos dezoito meses. Só de isqueiros, já foram apreendidos mais de 4 milhões de unidades. Além dos isqueiros foram também apreendidos canetas, pilhas, mochilas, guarda-chuvas, brinquedos, escovas de dente, vídeo game e cigarros.
Nos depósitos da Alfândega de Paranaguá, 2,8 milhões de unidades de isqueiros já estão prontos para serem incinerados. A Receita Federal está apenas aguardando autorização do Instituto Ambiental do Paraná para incinerar os isqueiros em um forno de grande porte, pertencente a uma cimenteira. Por tratar-se de um produto inflamável, fabricado com matéria prima de baixa qualidade, o isqueiro falso, além de apresentar riscos para o consumidor, também requer cuidados especiais para a sua destruição.
Por conta de ações policiais, judiciais e principalmente pela ação das Alfândegas, já foram apreendidos mais de 13 milhões de isqueiros falsificados nos últimos dois anos. Todos procedentes da China.