A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), uma das ações da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), coordenada pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), que fiscaliza estabelecimentos comerciais nos mais diversos aspectos, realizou durante todo o ano passado 136 operações em Curitiba. No total, as ações resultaram na fiscalização de 597 estabelecimentos comerciais, dos quais 276 foram fechados.

continua após a publicidade

Durante os trabalhos, os órgãos atuantes na Aifu emitiram 1.438 autuações administrativas. As equipes também abordaram 26.361 pessoas; das quais 52 foram detidas; 792 veículos (132 apreendidos) e emitiram 595 notificações de trânsito, além de apreenderem três armas de fogo. “A Aifu tem o intuito de fiscalizar os estabelecimentos comerciais que não atendam as posturas municipais e aqueles que geram ocorrências”, explica o major Olavo Vianei Nunes, comandante da Aifu.

Participam da Aifu policiais e bombeiros militares, além de civis, guardas municipais, agentes da prefeitura municipal (da Vigilância Sanitária, Secretaria do Urbanismo do Meio Ambiente e a Cosed, Fundação de Ação Social (FAS), a Secretaria de Trânsito (Setran), representantes da Secretaria de Trabalho, além de outros órgãos.

Além da fiscalização sanitária e dos laudos de licenciamento, os policiais também verificam se existem outras irregularidades no local como a permanência e venda de álcool a menores, poluição sonora, foragidos da justiça, a presença de armas e drogas, além de outros delitos que precisem ser coibidos. “Neste ano as ações devem continuar intensas, pois nossa intenção é trazer tranquilidade e segurança às pessoas”, afirma Vianei.

continua após a publicidade