Os agentes de disciplina da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) definem na manhã de hoje se reiniciam a greve. Agora, além dos agentes terceirizados da PEP, agentes da Penitenciária Industrial de Guarapuava e das Casas de Custódia de Curitiba e Londrina podem aderir ao movimento.
Representantes do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Paraná (Sinnsp) estiveram ontem reunidos com as empresas Montesinos, Instituto Nacional de Administração Prisional (Inap) e Humanitas – responsáveis pela administração nas penitenciárias-, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) em Curitiba. Porém, a pauta de reivindicações da categoria nem chegou a ser discutida, pois as empresas não reconhecem a legitimidade do sindicato. Uma nova rodada de negociações ficou marcada para o dia 22.
Segundo o mediador da reunião, João Resende de Oliveira Neto, os representantes do Sinnsp entraram com um pedido de consulta junto à procuradoria do Trabalho para verificar a legitimidade do sindicato.
Conforme a presidente do Sinnsp, Sandra Márcia Duarte, o sindicato já tem um documento que o comprova como legítimo representante dos agentes de disciplina.