O delegado-geral Marcus Vinicius Michelotto recebeu na manhã desta quarta-feira(08), a visita de Agentes especiais do Force Protection Detachment. John Thompson, Benjamin Giese e Jeab Paraski, fazem parte do órgão que organiza a segurança da embaixada americana em Brasília.
A visita teve como objetivo apresentar a forma de trabalho dos agentes e oferecer treinamentos e cursos através de intercâmbio entre os serviços de segurança do Brasil e do Estados Unidos com troca de informações e experiência.
“É uma visita de trabalho,que visa a troca de informações e a disponibilidade de cursos, que inclusive podem ser fornecidos aos nossos policiais nos Estados Unidos. É uma integração entre a polícia brasileira e americana, para que possamos preparar melhor nossa polícia, principalmente no quesito segurança dos turistas americanos que vem ao Brasil.”
Participaram da visita o delegado-chefe do Centro de Operações Especias da Polícia Civil (Cope), Alexandre Macorin, a delegada responsável pela Assessoria de Relações com a Comunidade, Ana Claúdia Machado, o capitão da Polícia Militar do Paraná, Claudionor Agibert e o delegado Silvio Rockembach, da Agência de Inteligência da Polícia Civil.
Os agentes visitaram também a Secretária de Segurança Pública, e pretendem visitar o Comando da Polícia Militar em Curitiba e os Comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, visando a troca de informações dos setores de segurança que atuam nas regiões de fronteira.
FORCE PROTECTION DETACHMENTS (FPD)
Um FPD é um pequeno destacamento interligado numa rede dos analistas profissionais com todos os recursos, treinamento, e tecnologia disponível. Eles estão localizados juntos as Embaixadas dos Estados Unidos ao redor do mundo para coordenar e relatar informações de ameaças com oficiais locais que podem afetar o trânsito do pessoal ou equipamento dos EUA no país.
São pequenas unidades formadas de agentes especiais da Air Force Office of Special Investigations (AFOSI), Exército, e o Naval Criminal Investigative Service (NCIS). Todos os Agentes recebem treinamentos especializados na língua e cultura do país onde vão servir.
A responsabilidade principal do FPD é fornecer serviços (em forma de informações) de proteção para as forças do DoD, aviões, navios e outros recursos. Também é responsável por coordenar as atividades de segurança dos componentes militares. Mantém informações atualizadas sobre ameaças locais em coordenação com oficiais locais. Serviços adicionais fornecidos incluem: levantamentos e pesquisas dos hotéis, hospitais, trânsito em locais mais visitadas por unidades dos EUA.