A Polícia Federal de Foz do Iguaçu, através de sua especializada DEPOM, apreendeu nesta terça-feira (29), no Lago de Itaipu grande quantidade de mercadorias, de origem estrangeira, oriundas do Paraguai, desacompanhados de documentos que comprovassem sua importação legal.
Na tentativa de fugir dos policiais, o piloto do barco acabou por afundá-lo. Ele guiou a embarcação para um charco repleto de plantas e de difícil navegabilidade. Ao atrasar os policiais, ele tentou descarregar a embarcação, mas acabou por afundá-lo ao concentrar muito peso em uma das extremidades.
Por volta das 10h, policiais federais, em operação embarcada no município de Itaipulândia, nas proximidades de Santa Inês, observaram o deslocamento de uma embarcação carregada com diversos volumes, cobertos com plástico preto.
A embarcação estava próxima à margem brasileira e o seu condutor ao notar a presença da equipe policial conduziu o barco para dentro de um braço do lago e o atracou no final do mesmo, numa parte muito suja, cheia de algas e plantas, visando dificultar a aproximação dos policiais federais. Quando tentou “salvar” as mercadorias, o piloto acabou afundando o barco. Ele fugiu pela mata.
A equipe do DEPOM teve muito trabalho para resgatar o barco naufragado e as mercadorias submersas, e depois de mais de três horas de esforço, rebocaram a embarcação para um porto mais seguro, para melhor acondicionar o material apreendido.
Estima-se que o valor total da apreensão aproxime-se de R$ 150 mil entre barco, motor e mercadorias e foram encaminhadas para a Receita Federal.