Um adolescente de 17 anos foi intimado, dia 15, a comparecer na delegacia de Arapoti, para se explicar sobre um livro infantil que não devolveu à Biblioteca Pública da cidade, Asterix, A Foice de Ouro. Caso não devolva o livro até hoje, poderá responder pelo crime de desobediência.
O pai do adolescente, Elias Pascoal Nunes, disse ao portal G1 que a biblioteca não fez nenhum contato com a família, pedindo o livro de volta. “O meu filho empresta livro na biblioteca a cada 15 dias, eles poderiam ter ligado que a gente levava o livro até lá, não precisava dessa atitude abusiva”, critica. O pai ainda disse que a intimação sequer foi entregue a alguém da família. O policial a deixou com um pedreiro, que realizava uma obra na casa.
Depois da repercussão do caso na cidade, o pai conta que um representante da Secretaria Municipal de Educação ligou para ele ontem, e o convidou para ir até a secretaria para que explicasse a situação. Mas, revoltado, o pai recusou e disse que depois de ir à delegacia com o filho e o livro, irá dar queixa da atitude abusiva na Procuradoria de Justiça.
Boletim
A Secretaria alegou ao G1 que a bibliotecária já tinham tentado contato com a mãe do garoto. Mas, como o livro não foi devolvido, a funcionária adotou o procedimento estipulado no Manual da Biblioteca Cidadã e, sem consultar a secretaria, foi fazer o boletim de ocorrência.