Adepol completa 50 anos de atividades

“Aos 50 anos, podemos afirmar que a Adepol é uma senhora com uma trajetória de sucesso”, diz o delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Adepol), entidade que comemora seu cinqüentenário este mês. Diversas solenidades foram programadas para marcar a data, a começar por um jantar realizado ontem.

Hoje, na sede social – Rua Padre Agostinho, 850, Mercês – é realizada uma assembléia geral extraordinária, para discussão e padronização de ações relativas aos crimes de trânsito (após a nova lei que proíbe o uso de bebidas alcoólicas) e o uso de algemas (também regido por nova lei).

Mais tarde será lançado o livro Seqüestros – Modus Operandi e Estudos de Casos, escrito pela advogada Noely Manfredini em parceria com o delegado Rubens Recalcatti.

No próximo sábado, os aposentados serão homenageados com um almoço e dois sócios-fundadores da Adepol – delegados Almir Chagas Vilela e Namur Prince Paraná – receberão placas comemorativas.

Por fim, no dia 27, culto ecumênico e jantar em homenagem aos ex-presidentes da entidade – com descerramento de placa comemorativa ao Jubileu de Ouro – encerrará os festejos de aniversário.

História

A associação foi criada em 2 de agosto de 1958, na antiga Chefatura de Polícia, que funcionava na Rua Barão do Rio Branco, no centro. A princípio a duras penas, mantinha-se através de modestas reuniões realizadas em locais emprestados.

Atualmente, com um patrimônio avaliado em R$ 5 milhões, possui sede própria nas Mercês, onde também funciona um hotel de passagem (destinado aos policiais do interior e de outros estados); uma sede de praia, em Guaratuba, e garante vários direitos aos seus associados (são 586 entre ativos e aposentados), como seguro de vida, auxílio funeral, assistência médico-odontológica, assistência jurídica e outros.

Obra para muitos

A escritora Noely Manfredini e o delegado Rubens Recalcatti trabalharam dois anos em pesquisas e muitas entrevistas, para que Seqüestros – Modus Operandi e Estudos de Casos ficasse pronto.

O livro aborda legislação, perfil de seqüestradores e diversos casos de seqüestro. O livro será lançado hoje, às 17h, na sede da Associação dos Delegados de Polícia do Paraná, na Rua Padre Agostinho, 850, Mercês.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna