Deve se sentar hoje, às 8h30, no banco dos réus do Tribunal do Júri de Almirante Tamandaré, Sebastião Ramalho, 35 anos. Ele é acusado de assassinar com golpes de faca sua mulher, a operadora de caixa Ana Fabiana dos Santos, 20 anos, e ferir Luiza Mendes.
Ana Fabiana foi esfaqueada às 10h30 do dia 18 de janeiro de 2.003, em frente a sua casa, na Rua Joaquim Krüger, no Jardim Bonfim, em Almirante Tamandaré. Era manhã de sábado e havia muitas pessoas na rua que presenciaram o crime. A jovem chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Cajuru, mas morreu no mesmo dia. Testemunhas informaram que Sebastião ameaçou outras três pessoas da família da mulher e feriu Luiza.
De acordo com levantamentos realizados na época, o que motivou o crime foi o fato de Ana Fabiana querer se separar de Sebastião. A jovem era mãe de duas crianças, nascidas de um relacionamento anterior, e viveu junto com Sebastião durante cinco meses. Naquela manhã, Ana Fabiana apanhou as roupas suas e de seus filhos e deixou a residência. Ela pretendia viver temporariamente na casa de uma irmã, mas mal ultrapassou o portão da casa e foi atacada na rua. Sebastião retirou uma faca de cozinha, que estava escondida embaixo da camisa, e desferiu o primeiro golpe no pescoço.
O júri popular será realizado na Câmara Municipal da cidade, sendo presidido pela juíza Josiane Ferreira Machado Lima. Na acusação atuará a promotora Georgia Tavil Nobre, e na defesa o advogado João Martins.