Eduardo, Ari e Willian, envolvidos em roubos de carros.

O desencadeamento de uma ação policial iniciada com a simples abordagem de um carro, terminou com tiroteio, prisões e na morte de um suspeito. Três homens, acusados de envolvimento em esquema de roubo e desmanche de veículos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar.

continua após a publicidade

Às 3h de ontem, uma equipe das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) auxiliou outra do 17.º Batalhão, que abordava o motorista de um Vectra no centro de Fazenda Rio Grande. Os PMs descobriram que o carro havia sido roubado por dois homens na segunda-feira, no Bacacheri – as vítimas mais tarde reconheceriam o condutor Ari Heidrich Ebbers, 31 anos, como um dos autores do roubo.

Ari recebeu voz de prisão e acabou indicando um endereço – na Boa Vista, em Curitiba -, onde haviam sido deixados acessórios do Vectra, como aparelhagem de som e rodas. Ali, os policiais da Rone encontraram os equipamentos de som e detiveram por receptação, o proprietário da casa, William Damico Costa de Carvalho, 31.

Tiroteio

William alegou que o som fora deixado ali por Eduardo Brum Antônio, 30. Os PMs forjaram um encontro entre William e Eduardo, que chegou à casa em um Golf vermelho, acompanhado de outros três homens. "Assim que perceberam nossa presença, os ocupantes do carro começaram a atirar", relatou o tenente Arnaldo Luiz Pereira Filho, da Rone, que participou da ação junto com os soldados Nogueira e Olivetto.

continua após a publicidade

Houve revide e os dois pneus dianteiros do Golf foram furados a bala. Ainda assim os suspeitos conseguiram fugir, mas na Rua Dominicanos, a três quilômetros de distância, envolveram-se num acidente.

 Um dos suspeitos foi flagrado ao sair de uma residência, na mesma Rua Dominicanos. "Ele sacou uma arma e atirou. Reagimos e ele foi baleado", disse o tenente. O homem, cuja identidade era desconhecida até a manhã de ontem, foi levado pela PM ao Hospital Cajuru e morreu minutos depois. Com ele, foi apreendida uma pistola 9 milímetros. "As vítimas o identificaram, por foto, como o segundo assaltante do Vectra", disse o tenente.

continua após a publicidade

Eduardo foi preso durante as mesmas buscas, e as outras duas pessoas que vieram no Golf fugiram. De acordo com o oficial, um Golf semelhante ao que foi apreendido deu cobertura a vários roubos de veículos na região Norte da cidade. Todos os suspeitos foram autuados em flagrante na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

Capotamento

Durante a mesma ação, uma viatura da Rone, que saía em apoio à do tenente Arnaldo, capotou na Avenida Munhoz da Rocha, Cabral. Os cinco policiais que ocupavam a camioneta Blazer sofreram ferimentos leves – o caso mais grave era de um soldado que sofreu fratura na mão. Todos foram medicados nos hospitais Cajuru e Evangélico e liberados ainda na manhã de ontem.