Ação contra caça ilegal prende 7 pessoas e apreende 17 armas

Uma ação do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde da Polícia Militar terminou com a apreensão de 17 armas de fogo usadas para caça e a prisão de 7 pessoas acusadas de caça ilegal por matar animais silvestres nas imediações do Parque Estadual do Rio Guarani, em Três Barras do Paraná, a cerca de 200 quilômetros de Foz do Iguaçu.

Na Operação Jirau os policiais militares também apreenderam 15 quilos de carne de cateto e um lagarto já abatido. A operação faz parte do trabalho que já vem sendo desencadeado pela Força Verde e que tem o objetivo de proteger as reservas naturais da região, que incluem o Parque Nacional do Iguaçu. Também foram apreendidas 8 motosseras com numeração raspada e que podem ter sido roubadas ou furtadas.

De acordo com o capitão Valdecir Gonçalves Capelli, que comanda a Companhia da Força Verde responsável pelo policiamento ambiental na região, o nome foi escolhido porque o jirau é um ponto de observação usado pelos caçadores para abater a caça.

?Desta vez foi a polícia que ficou observando a ação dos caçadores para montar a operação e evitar que eles cometam atos que atentem contra a natureza?, afirmou. O capitão destacou que a Força Verde cumpriu 8 mandados de busca e apreensão em casas de caçadores que já tinham sido denunciados. ?A partir das denúncias, fizemos um trabalho de levantamento de informações que culminaram com os mandados?, disse ele.

Conforme Capelli, os suspeitos presos são acusados não só de envolvimento em crimes ambientais como também receptação das motosserras. Os infratores devem responder também por posse irregular de armas de fogo. Entre as apreensões há ainda uma espingarda de pressão.

O capitão explicou que a operação teve participação da sociedade, que faz as denúncias através do Disque Força Verde: 0800 643 0304. ?Este número é uma das ferramentas que dispomos para receber denúncias de crimes ambientais e, a partir dos dados repassados pela comunidade, realizamos um trabalho específico para inibir a ação de marginais?, destacou. Todos os acusados foram levados para a delegacia de Três Barras do Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo