Com o objetivo de combater o tráfico de drogas nas proximidades das escolas de Curitiba, a Secretaria Antidrogas da cidade, em conjunto com a Guarda Municipal e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), realizou ontem uma operação no bairro Barreirinha.
Ninguém foi preso ainda, mas um rapaz que seria o traficante da região já foi identificado como “Rafinha”. Num matagal, localizado na Rua Professor Guilherme Butler, foram encontradas 20 buchas de maconha, um tijolo de 700 gramas também de maconha e um revólver calibre 38, que estava com a numeração raspada.
O secretário Antidrogas de Curitiba, Fernando Francischini, explicou que a ação foi desenvolvida na Barreirinha porque a secretaria recebeu várias denúncias sobre um traficante que estaria atuando no bairro.
Pessoas que trabalham na Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana investigaram o fato e encontraram o suspeito, que estaria vendendo drogas para alunos das escolas da região. Depois disso, as informações foram repassadas ao secretário, que determinou a operação.
Para Francischini, a ação é apenas uma de muitas que a equipe pretende desenvolver nos próximos dias. Este traficante do Barreirinha, porém, fugiu do matagal assim que notou a movimentação.
“Sempre recebemos denúncias de tráfico de drogas próximo a escolas, mas nesta nós conseguimos juntar elementos suficiente para pedir um mandado de busca e apreensão para o Gaeco”, explicou. O matagal também estava servindo como ponto de encontro de jovens que se reuniam para consumir drogas.
Segundo Francischini, agora o trabalho continua para prender o traficante e novas ações serão desenvolvidas nos próximos dias. Todo o material apreendido ontem foi encaminhado ao Gaeco.
O secretário disse ainda que o trabalho da Rede não se limita apenas às ações efetivas para prender traficantes ou apreender drogas. “Todos os dias desenvolvemos ações educativas e preventivas nas escolas”, informou.
A Secretaria Antidrogas de Curitiba e a Rede de Colaboração foram criadas este ano com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade. Denúncias podem ser feitas pelo site da secretaria: www.antidrogas.curitiba.pr.gov.br.