A Operação Pureza, foi deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de combater o contrabando de agrotóxicos na Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão pela Justiça Federal de Barreiras/BA, envolvendo a participação de cerca de 120 policiais.

continua após a publicidade

A Delegacia da PF em Guaíra prendeu um homem de 53 anos, o filho dele, de 25, moradores em Mundo Novo (MS), e outra pessoa de 39 anos, residente em Guaíra.

De acordo o delegado Leonardo Almeida Rodrigues, que coordenou as equipes que atuaram na região Sul, as investigações iniciaram-se há aproximadamente seis meses. Foi traçado um “mapa” da origem e destino de agrotóxicos distribuídos principalmente no oeste baiano.

De origem chinesa, a porta de entrada é a fronteira com o Paraguai, seguindo após via terrestre pelos Estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Tocantins até a Bahia, onde agricultores locais compravam esses produtos ilegais.

continua após a publicidade

Serão indiciados os contrabandistas, intermediários, transportadores, além dos produtores rurais como receptadores desses agrotóxicos.