Foto: Osvaldo Ribeiro/SECS

A operação abrangeu cidades do Paraná e de Santa Catarina.

continua após a publicidade

Cerca de 120 policiais civis e militares, coordenados pelos delegados Osmar Dechiche e Agenor Salgado Filho, deflagraram, na manhã de ontem, a maior operação específica para o combate do tráfico de drogas já vista no Paraná, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha que movimentava cerca de R$1 milhão por mês com a venda de crack e maconha e agia há cerca de dez anos. Batizada de Operação Constestado, a ação cumpriu 46, dos 48 mandados de prisão expedidos pelo Ministério Público.

Trazida do Paraguai, e passando por Foz do Iguaçu, a droga tinha como destino União da Vitória, município-base da quadrilha, de onde era distribuída a outras cidades para ser comercializada. ?A venda era de basicamente 80% de crack, que é mais caro que a maconha e mais fácil de viciar e cerca de 20% de maconha?, explicou Salgado Filho.

Apreensões

A operação, que deve continuar até o final da noite de domingo, tem como meta cumprir 57 mandados de busca e apreensão nas nove cidades investigadas. Até o início da tarde de ontem, a coordenação ainda cumpria os mandados e já contabilizava pelo menos 25 quilos de maconha, centenas de pedras de crack e dezenas de veículos apreendidos, utilizados no transporte da droga e da quadrilha.

Detidos

Todos os presos e apreensões estão sendo encaminhados à cidade de União da Vitória, onde a investigação foi centralizada. Na tarde de sábado o delegado Salgado Filho divulgou a lista parcial dos detidos. Foram presos em União da Vitória o casal Edelson Pires do Prado e Sabrina do Prado; João Carlos Coas Júnior; o casal José Pedro Ferreira e Vilma Inês Rosalino; o casal Paulo Ralf Metzeger e Rosimara Pires do Prado; Paulo Henrique Sedor; Lauri Szymanski; Daniel Neri Alves dos Santos; Paulo César Dolinny; Walmor Walczak; Rosemari dos Santos Rogoski; José Carlos da Rosa; Charles Gomes Ferraz; Luiz Antônio Jahn; Cesário Marques; Rosana Maria Guis; Janaira India do Brasil Leal; e Rovaldo Soares de Miranda.Em Cascavel foram detidos Valdeli Cristina de Oliveira; e Carmen Lúcia Gonçalves Cardoso Lopes. Em Rio Azul foi detido Valdecir Albuquerque. Também foram identificados e detidos anteriormente Márcio José Padilha Vaz e André Rodrigo Pereira, recolhidos na delegacia de União da Vitória.

continua após a publicidade