Três municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) completam nesta quinta-feira (21) uma marca muito importante no quesito segurança pública. Há exato um mês não são registrados homicídios em Fazenda Rio Grande, Mandirituba e Agudos do Sul. “É um motivo de comemoração para população”, disse o delegado Haroldo Luiz Vergueiro Davison, destacando que desde outubro quando assumiu a Delegacia de Fazenda Rio Grande e a responsabilidade pelos outros município, tem tentado colocar em prática as metas de redução de crimes contra a vida do Programa Paraná Seguro, do governo do Estado.
Davison explicou nos três municípios há essa redução de caso de homicídios graças ao trabalho incessante dos policiais, que acaba intimidando a ação dos marginais. “Nossa conduta é baseada em muita, mas muita investigação mesmo. O trabalho tem que ser até solucionar o caso, aí não se instala a a sensação de impunidade”, afirmou.
O delegado disse que gosta de sempre estar presente nas diligências de seus investigadores. “Tem que estar junto sempre, assim se consegue solucionar melhor os casos e ainda se motiva os policiais. Só fazer a parte burocrática não funciona, tem que ir para a linha de frente. Aí se passa uma credibilidade verdadeira para população”, afirmou o delegado, lembrando que anteriormente já chegaram a acontecer meses com 12 homicídios registrados.
Davidson salientou a participação importante da Polícia Militar, que desde dezembro tirou de circulação 17 armas na região. “O Ministério Público e Poder Judiciário também devem ser enaltecidos pelo trabalho competente e ágil, que faz com que o trabalho da polícia flua melhor”, falou o delegado.
Deixando de ser exceção
Municípios com poucos ou até nenhum homicídio registrados no ano tem deixado de ser exceção no Paraná. O que antigamente era algo muito raro, tem se tornado mais comum graças ao Programa Paraná Seguro, que está possibilitando o reequipamento das polícias. No início do mês, o município de Bandeirantes, por exemplo, teve um homicídio registrado após um ano e uma semana sem caso de crimes contra a vida na cidade. A paz e a tranquilidade em Bandeirantes chegou a ser destaque no jornal Folha de Londrina.
A principal cidade da região, Londrina, que é a segunda maior do Paraná e terceira maior da região sul, também já sentiu o reflexo das ações do Paraná Seguro. Em janeiro, foram registrados apenas dois homicídios na cidade. Número bem abaixo da média anual registrada em 2012, que foi de 9,5 casos, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança pública (Sesp).