A Polícia Civil do Paraná iniciou ontem, em sua sede, em Curitiba, as comemora-ções de seus 149 anos de criação, que irão se completar no próximo dia 28. A solenidade, alusiva ao aniversário de 68 anos da Escola Superior de Polícia, contou com a participação do coral de funcionários e diversas autoridades policiais do Estado.

O delegado-adjunto da Polícia Civil, Roberto Nascimento, que esteve representando o delegado-geral Leonyl Ribeiro, fez uma avaliação das atividades dos policiais civis paranaenses. Segundo ele, apesar da falta de efetivo – as estimativas dizem que seria necessária a contratação de mais de duas mil pessoas – os trabalhos estão sendo bem executados. “A falta de pessoal é um problema que pode ser resolvido ao longo do tempo”, afirma.

Ele avalia como positiva a parceria entre as polícias Civil e Militar, que está sendo realizada por orientação da Secretaria de Estado da Segurança Pública. “A parceria serve para unificar esforços e otimizar recursos e pessoal”, declara. “Quem mais ganha com isso é a população, que passa a ter um atendimento mais rápido e eficiente”.

Presídios

Já o diretor-geral da Secretaria, Roberto Lobo Blasi, que na solenidade representou o secretário José Tavares, revelou que a Polícia Civil teve, este ano, seu trabalho facilitado devido à inauguração de seis novos presídios no Estado. De acordo com ele, o fato contribuiu para desafogar as delegacias e está permitindo que os policiais realizem suas reais atividades, deixando de cumprir a função de agentes carcerários. “Antes, cerca de 1.600 investigadores estavam comprometidos em guardar os presos. Hoje, apenas um terço deles continuam na função.”

Programação

Como parte das comemorações dos 149 anos, no próximo dia 9 será realizada solenidade na Assembléia Legislativa. No dia 24, uma sessão especial na Câmara Municipal de Curitiba. No dia 25, um culto ecumênico na Escola Superior de Polícia e, no dia 28, apresentação do Projeto Eco Cidadania no Centro de Conven-ções Aníbal Curi, localizado no município de Campina Grande do Sul.

continua após a publicidade

continua após a publicidade