O 1.º Distrito Policial, comandado pelo delegado Jairo Estorilio, localizado na Rua André de Barros, bem no centro de Curitiba, vai se transformar no Distrito da Copa em 2014. As obras para reformar a unidade policial devem começar nos próximos dias.
Nesta semana, uma equipe da (DIE) Divisão de Infraestrutura e Engenharia da Polícia Civil fará uma visita técnica até o 1.º DP para avaliar a condição do prédio e fazer o orçamento de custos para a reforma. “Na parte interna a estrutura está bem satisfatória. As maiores reformas devem ser feitas na parte externa”, contou o delegado Marco Antônio Lagana, chefe da Comissão da Copa do Mundo da Polícia Civil, em reunião na última quarta-feira (15), no gabinete do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.
Lagana explicou que o Distrito da Copa funcionará 24 horas por dia durante o evento, com o atendimento de policiais civis bilíngues. “A Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) já está treinando cerca de mil policiais que participarão de eventos relativos à Copa do Mundo”,explicou Lagana, salientado que todos os envolvidos terão que, obrigatoriamente, falar pelo menos dois idiomas.
Lagana explicou ainda que além do Distrito da Copa, a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), comandada pelo delegado Clóvis Galvão, ficará responsável pelo atendimento das ocorrências dentro ou próximas ao estádio, ou seja, na Arena da Baixada e vizinhança.
“O turista, o torcedor de futebol que vier a Curitiba para a Copa pode ficar tranquilo, que receberá da Polícia Civil um atendimento ágil e capacitado”, destacou Lagana, lembrando que os X Games, disputados no mês passado, em Foz do Iguaçu, já serviram de treinamento para alguns policiais.