Rodger BoschAFP

continua após a publicidade

O presidente sul-africano Jacob Zuma considerou nesta terça-feira na Cidade do Cabo que os investimentos feitos por seu país para receber a Copa do Mundo foram um “êxito econômico” que já rende frutos.

“Podemos dizer sem problemas que obtivemos benefícios de nossos investimentos”, disse o mandatário sul-africano, referindo-se aos cerca de quatro bilhões de euros investidos antes do início da competição.

“O investimento nos estádios criou cerca de 66.000 novos empregos no setor da construção. Os 1,3 bilhão de rands investidos em segurança permitiram contratar 40.000 novos policiais”, acrescentou em uma entrevista coletiva à imprensa realizada na Cidade do Cabo (sudoeste).

continua após a publicidade

Jacob Zuma também elogiou a união do povo durante a competição, pois o evento uniu nos estádios cidadãos de todas as etnias do país, dezesseis anos depois do fim do Apartheid.

“Os benefícios são inestimáveis. Vimos uma união notável, um patriotismo e uma solidariedade entre os sul-africanos como nunca antes”, disse Zuma com satisfação.

continua após a publicidade

“É um bom sinal para a consolidação, a reconciliação e a amizade de nosso jovem país. Temos a intenção de construir sobre este êxito”, indicou o mandatário, antes da primeira semifinal.