O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou nesta sexta-feira que a Copa do Mundo organizada em seu país está transcorrendo “extremamente bem” e que serve de inspiração para a África, admitindo a sua admiração pelo futebol de Brasil e Argentina.
“Este torneio inspirou a África”, declarou Zuma em uma entrevista divulgada no site da Fifa, considerando que o evento está transcorrendo “extremamente bem”, e que foi motivo para desenvolver programas educativos que ligam formação e futebol.
Para apoiar sua percepção sobre a Copa do Mundo sul-africana, o chefe de Estado indicou que a competição está sendo elogiada pelos locais e pelo mundo inteiro.
Ao falar sobre o futebol apresentado pelas seleções neste Mundial, Zuma ressaltou que “as equipes da América Latina estão muito bem”, destacando duas seleções. “Ver países como Brasil e Argentina é um prazer”, afirmou.
Perguntado sobre se algum dia teria imaginado que seu país pudesse sediar um evento deste porte, quando estava preso na ilha Robben Island, ressaltou que “nenhum” dos presos por lutar contra o Apartheid poderia prever que a África do Sul seria sede de um torneio planetário.
“Nenhum de nós podia imaginar isso. Naquela época, lutávamos contra o isolamento da África do Sul do Apartheid”, respondeu.
“Nunca pensamos que a África do Sul, tão cedo, pudesse sediar um Mundial”, frisou.