Para quem vai ficar em Curitiba, uma das alternativas, é ir ao Zoológico, considerado um dos cinco melhores do Brasil. Ele abre todos os dias do carnaval.
Com 530 mil metros quadrados, o Zôo abriga 1.800 animais, entre mamíferos, aves e répteis, e um Centro de Exposições de Educação Ambiental, com animais empalhados, fotos e informações sobre conservação, criadouros, vida livre e cativeiro.
Entre os grandes mamíferos estão as zebras, girafas, hipopótamos, leões, camelos, pumas, tigres e onças. Na ala dos bebês, os filhotes de cervicapra – antílope originário do Norte da Índia parecido com uma cabra – nasceram há poucos dias. Os dois filhotes devem ganhar pelo menos mais um irmão durante o Carnaval. Animal exótico, o macho cervicapra é negro, com chifres torneados e muito grandes. A fêmea tem cor amarela claro.
Entre as aves exóticas, está a harpia, maior de todas as rapinantes -ave carnívora, caracterizada pelo bico curvo e garras aduncas – da América. Ela ganha em tamanho da águia careca americana, símbolo dos EUA. A harpia é também chamada de gavião real. Quando levanta um capuz de penas formando uma coroa na cabeça é sinal de que algo despertou sua atenção.
Outro animal em extinção no Paraná que pode ser visto no zoológico é a ararinha, um mamífero carnívoro, da mesma família da lontra. Poucos ainda são encontrados no Brasil. Eles estão apenas na região central e amazônica. As ariranhas em exposição no local pesam mais de 20 kg (há relatos de espécies com 45 kg) e ficam próximo do local onde vive a harpia. Em frente ao casal de ariranhas estão os lobos guarás. São cinco em exposição. Maior canídeo brasileiro pesa cerca de 20 kg e atrai os visitantes pelo comprimento das suas pernas. Foi esta característica, aliás, que lhe deu o nome, afinal "guará", em tupi guarani, quer dizer garça.
No local onde ficam os animais, o visitante encontra placas com informações importantes sobre a espécie: nome adotado na região, nome científico conhecido no mundo inteiro, peso médio, tipo de alimentação e mapa com distribuição geográfica.
Criado em 1976, o Zoológico fica na região sul-sudeste de Curitiba, no Parque Regional do Iguaçu, o maior parque urbano do Brasil, com 8 milhões de metros quadrados.