Itália e França farão a final da Copa do Mundo 2006. Os franceses se credenciaram para a finalíssima ao derrotar a Seleção Portuguesa por 1 a 0, na tarde de hoje, em Munique. O gol da classificação foi marcado pelo craque Zinedine Zidane, de pênalti, aos 33 minutos da primeira etapa.
Os portugueses demonstraram, além de um bom volume de jogo, disposição técnica e, principalmente, força de vontade. Contudo, a aplicação dos comandados do técnico brasileiro Luiz Felipe Escolari não foi suficiente para furar a eficiente marcação dos franceses que souberam adiminitrar a vantagem no marcador e gastar o tempo que faltava para o apito final.
No primeiro tempo, Portugal teve as melhores oportunidades de abrir o marcador. Articulando jogadas com toques precisos, os lusitanos chegaram perto assustaram o goleiro Bartez com um chute de Deco, aos 4 minutos.
No entanto, o técnico Felipão viu suas chances de levar sua equipe a sua primeira final na história ruirem, quando aos 33 minutos, Thierry Henry caiu na área e o árbitro uruguaio Jorge Larrionda assinalou a infração a favor da França. Zidane cobrou com perfeição, no canto direito do goleiro Ricardo.
No segundo tempo, a forte marcação francesa anulou as jogadas de Portugal e garantiu o resultado.
A Seleção Portuguesa volta a campo no próximo sábado (8), às 16h (horário de Brasília) para enfrentar a Alemanha, na decisão do terceiro lugar, na cidade de Stuttgart.
A partida que decide o campeão mundial de 2006 acontece neste domingo (9), a partir das 16h, no Estádio Olímpico de Berlim. O selecionado francês, que chega a sua segunda decisão de mundial, tenta o bi-campeonato, enquanto que os Italianos, tri-campeões, fazem a sua sexta final de Copa do Mundo almegando o quarto triunfo mundial.