O técnico brasileiro Zico se apresentou hoje a seu novo clube, o Fenerbahce, da Turquia, com o qual acertou contrato de dois anos. Na companhia, por enquanto, de quatro jogadores brasileiros – o zagueiro Fábio Luciano, o volante Marco Aurélio, o meia Alex e o atacante Márcio Nobre -, ele será o técnico na temporada do centenário do clube, fundado em 1907.

continua após a publicidade

Ele chega com moral: na versão em inglês do site oficial do Fenerbahce, ele é chamado de "white Pelé" (Pelé branco). Em seu primeiro trabalho no futebol europeu, Zico estréia já em uma partida pela principal competição do continente: a Liga dos Campeões. O time, vice-campeão turco na temporada passada, disputa a segunda fase preliminar, nos dias 25 de junho e 2 de agosto, e precisa superar duas séries de mata-mata para ficar entre os 32 clubes que disputam a fase de grupos.

Zico tem 53 anos e experiência relativamente curta como treinador – seu emprego fixo mais longo foi na seleção do Japão, que acabou de comandar na Copa do Mundo. Como jogador, ele atuou dois anos na Udinese. Também foi técnico do Kashima Antlers, do Japão, último clube que defendeu na carreira.

continua após a publicidade