O primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou há pouco seu apoio a uma segunda onda de investimentos de empresas espanholas na América Latina. Segundo ele, há disposição do investidor espanhol. Zapatero lembrou que os investimentos espanhóis ocupam o segundo lugar na região, superados apenas pelos norte-americanos.
O primeiro-ministro pediu um esforço especial dos conselheiros (diplomatas) espanhóis para estimular o avanço das pequenas e médias empresas espanholas no Brasil, assim como a diversificação de investimentos. "A Espanha tem grandes multinacionais no Brasil e agora é hora de cuidarmos da projeção das empresas de menor porte", afirmou.
A América Latina, avaliou, é uma oportunidade de negócios que não se pode deixar passar. Citando o crescimento do PIB da região, de 5,5% em 2004, e a projeção de expansão de 4% neste ano, Zapatero afirmou que esta é uma oportunidade para toda a Comunidade Européia, principalmente a Espanha. "Para a União Européia a comunidade da América Latina é uma oportunidade extrema para desenvolvimento de cooperação, comércio, integração e presença econômica", declarou.
Zapatero fez o discurso durante reunião com 20 conselheiros espanhóis em um hotel em São Paulo. Neste momento, ele toma café da manhã com representantes de empresas espanholas que atuam na região, entre elas, Santander, BBVA, Telefônica, Iberdrola, Endesa, entre outras.