Zagallo comemora hoje 75 anos de vida

A fisionomia de Zagallo ainda revela o abatimento pelo fracasso da Seleção na Copa da Alemanha e por sua saída da equipe. Mas tudo muda quando fala do futuro e da felicidade por completar hoje 75 anos. Tetracampeão mundial de futebol – 1958, 1962, 1970 e 1994 -, sem contar o vice de 1998, o treinador, mesmo com o físico debilitado por causa de cirurgia no intestino no início de 2005, tem planos de comemorar, daqui a dois anos, seus 60 dedicados ao futebol.

Zagallo começou a carreira em 1948 no juvenil do América, como jogador de meio-de-campo, mas logo viu que não teria chance de chegar à Seleção atuando nesse setor. Optou pela ponta-esquerda, posição em que a concorrência não era tão acentuada. Em 1950 chegou ao Flamengo, onde foi tricampeão estadual. Na volta da Copa da Suécia, se transferiu para o Botafogo, pelo qual foi bicampeão, ao lado de Nilton Santos e Didi.

"Às vezes posso até dar um salto bem maior do que o previsto. E foi o que aconteceu ao aceitar ser técnico da Seleção. Esse foi um salto triplo, quádruplo, sei lá (risos)", diz, sobre o cargo na Seleção da Copa de 1970.

Zagallo diz que sua maior mágoa foi não ter conseguido o ouro na Olimpíada de Atlanta/96. "Trouxe a medalha de bronze – só que prefiro o ouro. Estou sempre pensando em ser o primeiro", afirma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo