Depois da conquista da medalha de ouro por Daiene Hornes em outubro, nas Olimpíadas Colegiais de 15 a 17 anos, agora foi a vez do pequeno Tainan Tomaz conquistar mais um ouro para o xadrez paranaense das Olimpíadas Colegiais para alunos/atletas de 12 a 14 anos na categoria rápido. Foram sete jogos, e Tainá obteve seis vitórias, apenas uma derrota na segunda rodada, mas depois veio a recuperação e a medalha de ouro para o Paraná. ?É uma honra conquistar esta medalha para meu Estado, espero ainda ter muitas conquistas pelo Paraná?, disse Tainan, que hoje estuda no Colégio Rui Barbosa, em Cornélio Procópio.
Com apenas 12 anos, Tainá Tomaz, nasceu em Curitiba, mas aos quatro anos já se mudou para Cornélio Procópio, terra natal de seu pai, Donizeti Tomaz, que foi umas das pessoas em que Tainan se inspirou a jogar xadrez a partir dos cinco anos de idade. Tainan começou a jogar xadrez no Clube de Xadrez Democrata com Marcelo Costa. (Ele é um fera, achei um pouco difícil no começo, mas me adaptei bem?, conta Tainan.
Este foi o primeiro ano que Tainá participou dos Jogos Colegiais – só agora completou 12 anos – na fase municipal em Cornélio Procópio Tainan ficou campeão no rápido e relâmpago, também conquistou as duas medalhas na fase regional em Bandeirantes, na fase final em Curitiba ficou com o ouro no rápido e prata do relâmpago.
Também foi campeão paranaense de xadrez pensado sub 12 em Apucarana. E para fechar o ano, a medalha de ouro das Olimpíadas Colegiais Brasileiras em Brasília. ?Espero estudar para ser um grande jogador, ser um Mestre fide, ou um Mestre internacional e quem sabe um grande mestre?, adianta Tainan. A dedicação para jogar xadrez é grande, e sempre com humildade. ?Fazer amigos é a minha intenção. Segundo meus pais a humildade é tudo, não adianta você ser dono do mundo se não tiver humildade, pois você não será nada. Agora estudo, de tudo um pouco para me aprofundar?, diz Tainan.
Além dos títulos conquistados este ano, TainanTomaz vem colecionando medalhas deste 2002 em competições municipais, estaduais e nacionais. Sobre o futuro ele diz estar nas mãos de Deus. ?Aprendi sempre a entregar nas mãos de Deus. Porém tenho a certeza que preciso de muito estudo, pois recebi patrocínio da Faculdade Santa Cruz e a responsabilidade aumenta?, conclui o menino. Tainan também foi um dos escolhidos com direito e pleitear junto ao Ministério do Esporte a Bolsa Atleta.