O alpinista paranaense Waldemar Niclevicz recebeu nesta quarta-feira (29), na Assembléia Legislativa, o título de Cidadão Benemérito do Paraná. O diploma foi entregue pelo vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, autor do projeto, aprovado em 2001, quando era deputado estadual.

continua após a publicidade

Em seu discurso, Pessuti disse que era com muita alegria que prestava a homenagem a ?um filho de Foz do Iguaçu, um cidadão do mundo, e agora também cidadão benemérito do seu Estado?. ?Niclevicz se destacou por sua coragem, fez muito por sua terra natal, pelo Paraná e pelo Brasil. Nada mais justo que essa homenagem do povo paranaense por tudo o que representa para o Estado?, ressaltou. ?Waldemar promove o nosso Estado. O que fazemos hoje, lhe concedendo este título, é pouco perto do que ele fez pelo país?, completou Pessuti.

Bastante emocionado, o alpinista lembrou que, há 26 dias, atrás estava no alto do Everest. ?Foi a segunda vez que cheguei onde as pessoas chamam o topo do mundo, bastante debilitado, sem forças nas pernas, com dificuldades para enxergar, e sabendo que a descida seria ainda mais difícil, mas com um sabor de vitória pois sabia que aqui, no Brasil, todos torciam pelo nosso sucesso, para que colocássemos a nossa bandeira no ponto mais alto da terra?, explicou. Ainda sobre sua última aventura, Waldemar Nicleviz disse que perdeu 11 quilos durante os 83 dias que durou a expedição.

Sobre a homenagem prestada pelo vice-governador Orlando Pessuti, Niclevicz disse ser gratificante. ?Estou num momento importante de minha vida, e muito feliz pelo reconhecimento de todos pelo que faço, divulgando a natureza do Paraná, as Cataratas do Iguaçu, a Serra do Mar. É tamanha beleza que faço questão de divulgá-la lá fora?, concluiu.

continua após a publicidade

O alpinista

O primeiro brasileiro a escalar o Everest, Waldemar Niclevicz nasceu em Foz do Iguaçu em 1966. Formado em Turismo pela UFPR, também é o único brasileiro a escalar o K2, considerada a montanha mais difícil do mundo, bem como os Sete Cumes (as maiores montanhas de cada um dos continentes).

Tornou o Brasil o primeiro país da América Latina a conquistar a maior torre de granito do mundo, a Trango Tower, e já escalou seis montanhas com mais de 8 mil metros. Em 2005, escalou novamente o Everest, em comemoração ao aos 10 anos da primeira conquista, tornando-se um dos poucos alpinistas a escalar a maior montanha do mundo pelos dois lados ? Nepal e Tibet.

continua após a publicidade