Pesquisa realizada entre os dias 8 e 12 de julho pela Carta Capital/Vox Populi divulgada hoje pela TV Bandeirantes mostra que caiu de oito para cinco pontos a vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) na hipótese de realização de segundo turno nas eleições de outubro. De acordo com a simulação, Lula teria 45% das intenções de votos e Alckmin ficaria com 40%. Em junho, essa vantagem era de 47% a 39% em favor do presidente.

continua após a publicidade

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Votos brancos e nulos alcançam 7%, e outros 8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Ontem, a pesquisa Vox Populi já havia antecipado a queda da vantagem de Lula sobre Alckmin. A intenção de voto do presidente no primeiro turno caiu de 45% para 42%, enquanto a preferência por Alckmin se manteve estável em 32% entre junho e julho.

A pesquisa divulgada hoje revelou também a rejeição dos candidatos. Lula é o mais rejeitado, por 26% dos entrevistados, seguido por Heloísa Helena (PSOL), com 10%, e por Alckmin, com 9%. Cristovam Buarque (PDT) é rejeitado por 8%, José Maria Eymael (PSDC) tem 6%, mesma taxa de rejeição de Rui Pimenta (PCO). Luciano Bivar (PSL) tem rejeição de 5%.

continua após a publicidade

O Vox ouviu 2003 pessoas em 121 cidades. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 7863/2006.