Todos os vôos atrasados e previstos devem decolar ainda neste sábado (23) do Rio, afirmou o coronel Seixas, representante do comitê de crise criado pela Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária (Infraero) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para administrar os atrasos da TAM no Aeroporto Internacional Tom Jobim. O coronel informou que os aviões disponibilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para o transporte de passageiros conseguiram eliminar o gargalo provocado com a retirada de seis aeronaves da frota da TAM no início da semana. "Acabou sendo um efeito cascata que agora está se solucionando", disse.
Segundo ele, há ainda pelo menos 15 vôos da TAM com atrasos de até três horas em média. A ajuda da FAB consistiu em pelo menos quatro aeronaves que decolaram de Brasília rumo ao Rio e partiram do Rio para Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. A Varig, que meses atrás teve sua própria crise e seus passageiros acolhidos pelas concorrentes, entre elas a TAM, informou por meio de nota que está transportando em vôos extras desde ontem mais de dois mil passageiros da TAM.
"Atendendo a um pedido da Anac, a companhia vem realizando as operações e disponibilizando suas aeronaves e tripulantes para amenizar os transtornos nos aeroportos", informou a nota. O curioso na ação da Varig é que os vôos de apoio à TAM contemplam inclusive, destinos que não estão sendo operados normalmente pela companhia no momento, tais como Goiânia, Uberlândia, Natal e João Pessoa.