O tenente-coronel aviador Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, disse hoje que sua viagem ao espaço será em 2006. No início de 2005 começarão a ser montados os equipamentos que a Agência Espacial Brasileira enviará à estação espacial internacional, informou Pontes, em Bauru, ao abrir a exposição "Cem anos de pioneirismo", que conta a história do vôo desde Alberto Santos Dumont.
A viagem de Pontes foi adiada por duas vezes porque o Brasil não teve como cumprir o acordo firmado em 1997, que previa a produção de seis equipamentos orçados em US$ 140 milhões. O acordo foi redimensionado e agora a cota brasileira é de US$ 8 a 10 milhões.
Ao participar do programa, o Brasil estará ao lado de 15 países, entre eles Estados Unidos e Rússia e as empresas produtoras dos equipamentos terão selo de certificação da agência espacial americana (Nasa) e da União Européia, o que lhes abrirá as portas de novos mercados.
A exposição, na Escola Espaço de Educação Integrada – Poliedro, mostra aos estudantes um uniforme extraveicular de astronauta em tamanho real, capacetes, filmes, o ‘check-list’ e peças que contam a historia do vôo desde Santos Dumont até as viagens espaciais.
Homenagem
Pontes disse que com sua viagem espacial pretende fazer uma homenagem internacional ao "pai da aviação", levando o seu chapéu e alguma outra peça que tenha pertencido a ele. Também deverá levar bandeiras do Brasil.