São Paulo – A última aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros resgatados no Líbano pousou hoje (21), às 11h50, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). O avião decolou ontem à noite de Adana (Turquia), trazendo 102 passageiros – um deles desembarcou em Recife (PE). Além de brasileiros, vieram no avião da FAB libaneses, chilenos, colombianos e paraguaios.

continua após a publicidade

De acordo com a assessoria do Itamaraty, a determinação sobre mais vôos dependerá da situação no Líbano. Por enquanto, está suspensa a operação de resgate, que retirou da região cerca de 3 mil pessoas. A partir de agora, o governo brasileiro dará apoios pontuais aos cidadãos interessados em sair das áreas possivelmente em conflito.

Na semana passada, o governo de Israel e o grupo libanês Hizbollah firmaram um cessar-fogo, intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, ontem, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, divulgou um comunicado afirmando que a operação feita pelo exército israelense contra o Hizbollah no leste do Líbano foi uma violação do acordo. 

continua após a publicidade