O Programa de Voluntariado nas Unidades de Conservação do Paraná, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), informa que as 430 pessoas cadastradas já prestaram mais de nove mil horas de trabalhos voluntários. O programa é desenvolvido desde 2006 em dez Unidades de Conservação estaduais (como parques e reservas ecológicas), e já superou a demanda fixa de 200 vagas oferecidas pelas unidades.

continua após a publicidade

?O grande número de cadastros demonstra o interesse dos voluntários em conhecer as ações ambientais do governo do Estado?, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. Segundo ele, um dos principais objetivos do programa é a troca de experiências entre voluntários e profissionais do IAP, permitindo a interação da sociedade e o órgão ambiental.

Para que o voluntário participe do programa é necessário que atenda ao requisito de idade (maior de 18 anos), e esteja consciente de que o trabalho exige responsabilidade. ?O voluntário receberá todas as condições para desempenhar o trabalho; alimentação, hospedagem e seguro de vida durante o período de voluntariado?, acrescentou Rasca.

?Não há necessidade que o voluntário tenha curso superior ou tenha conhecimentos na área ambiental, o que pedimos é que os voluntários estejam aptos a desenvolver as atividades de forma consciente e responsável?, comentou o secretário.

continua após a publicidade

Atividades

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, destacou que os voluntários cadastrados no Programa de Voluntariado poderão desempenhar atividades como o auxílio e informação aos visitantes, desenvolvimento em projetos e pesquisas em educação ambiental, manutenção de trilhas e instalações físicas, apoio às populações locais de entorno das Unidades, identificar e controlar incêndios e incidentes ? bem como fazer parte de grupos de resgate, recuperar áreas degradadas e auxiliar na implementação de projetos de manejo das unidades de Conservação.

continua após a publicidade

?Os voluntários passam por uma capacitação específica para o trabalho que optaram realizar nas Unidades de Conservação. Geralmente esse treinamento é realizado pelo próprio gerente da Unidade que irá entregar aos voluntários coletes de identificação, manual dos direitos e deveres do voluntário, além de regras gerais e principais atividades dos parques?, destacou Burko.

Cadastro

O primeiro passo para se tornar um voluntário no Programa é a realização do cadastro que está disponível no endereço (http://www.pr.gov.br/meioambiente/iap/bio_vou.shtml) e então encaminhá-lo até uma regional do IAP mais próxima da Unidade de Conservação escolhida.

No site ou na regional do IAP, o candidato poderá verificar os editais que demonstram as vagas, atividades e parques disponíveis ao voluntariado.